domingo, 11 de julho de 2010

SAIBA COMO O PEDÓFILO PODE ENTRAR EM SUA CASA SEM QUE VOCÊ SAIBA

Por Cristiano Santana

Formando em Direito. Exerço a função de presbítero em minha igreja.
Com o advento da Internet, a prática da pedofilia, que parecia estar destinada a ser contida pelas pressões cada vez maiores da sociedade, acabou encontrando um campo fértil para se disseminar de forma intensa, tornando-se assim um dos terrível males do século XXI.

Os pedófilos acharam um novo meio de atacar as crianças. Eles entram livremente nos lares e conversam com as crianças, sem que ninguém perceba, protegidos pelo anonimato. Tal criminoso arma cilada contra esses pequenos e vulneráveis seres fazendo com que acreditem que ele é a única pessoa que os compreende, utilizando uma linguagem extremamente atrativa. Eles se escondem atrás de apelidos na tela do computador e mentem sobre suas idades e sexo.

Em algumas situações, os pais acabam pagando caro por terem sido omissos em monitorar as atividades de seus filhos na Internet. Muitos casos terminam em abuso sexual, outros terminam em morte.

Os meios de abordagem mais utilizados pelos pedófilos virtuais são:

-Mensageiro instantâneo – Programa que permite a comunicação instantânea entre pessoas, individualmente ou em grupo, através de textos ou voz. Essa ferramenta permite ainda o intercâmbio de vídeos e fotos. Ex: MSN.

-Chat – Canal de um determinado site que é utilizado, exclusivamente, para bater papo com um desconhecido. As salas de bate-papo são divididas por temas e idade, porém, é impossível garantir a veracidade das informações fornecidas pelos usuários.

-Blog e Fotolog – É um registro divulgado na internet, como se fosse um diário, onde o usuário escreve suas idéias, angústias, desejos, e também pode incluir informações pessoais e fotos.

-E-mail – É um serviço de correio eletrônico, que permite aos usuários enviar e receber mensagens (textos, fotos, etc.)

-Redes de relacionamento – São espaços virtuais capazes de reunir indivíduos e instituições com afinidades ou objetivos comuns, mantendo e ampliando relacionamentos inter-pessoais. Ex: ORKUT.

O avanço da tecnologia virtual também permitiu que os pedófilos se unissem para trocarem informações sobre crianças em fóruns organizados. Eles se encontram em salas de bate-papo para ensinarem truques uns aos outros. Essas discussões online incluem compartilhamento de métodos sobre como encontrar, atrair e explorar crianças. Tornou-se uma espécie de seminário da espécie “Como Fazer” para atividades de pedofilia.

Em junho de 2000, especialistas em proteção de crianças avisaram ao Comitê do Congresso Americano para Proteção “Online” de Crianças que com a queda da idade média do usuário da Internet, as crianças estavam se arriscando cada vez mais, por causa de sua ignorância ou falta de cuidado nas atividades virtuais. O Comitê ouviu que 3.000 crianças tinham sido seqüestradas nos Estados Unidos no último ano após responder a mensagens postadas por suas raptores. Uma pesquisa recente de garotas adolescentes descobriu que 12% delas aceitarem encontrar com estranhos após um contato pela Internet.

Os leitores que são pais e estão lendo este artigo devem fazer uma auto-avaliação sobre o grau do cuidado que têm dedicado à questão do acesso de seus filhos à Internet. Coloco abaixo cinco perguntas básicas cujas respostas podem ser "SIM" ou "NÃO". Pela natureza delas fica óbvio que, quanto maior a quantidade de respostas "NÃO SEI" e "NÃO", mais manifesta se torna a negligência com relação à segurança das crianças.

1)Quanto tempo em média seu filho permanece conectado à Internet?
2)Você sabe quais sites seu filho costuma acessar?
3)Você tem acesso à lista dos amigos virtuais de seu filho?
4)Seu filho freqüenta lan-houses?
5)Você se preocupa com a questão da pedofilia na Internet?

Previna-se contra os pedófilos. Coloque o computador em um lugar de fácil visibilidade; instale programas que gerem um histórico das páginas que seu filho visitou; exija as senhas que ele utiliza para acessar emails, salas de bate-papo, MSN, se necessário; estipule um tempo máximo de acesso por dia, bloqueio o acesso a sites impróprios, etc.

Com amor e carinho, vale tudo para proteger as crianças contra esses criminosos virtuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário