terça-feira, 6 de julho de 2010

Dicas Para Combater o Estresse

Dê adeus ao estresse, viver estressada e sob pressão faz muito mal à saúde. Veja então como combater esses sintomas e viva melhor.

Você tem se sentido sobrecarregada? Anda irritada,descontente com seu trabalho ou relacionamento amoroso? Sofre de insônia?

Pois saiba: esses são alguns dos sintomas característicos de quem anda passando por situações de estresse constante.

Segundo a psiquiatra Andréa Feijó de Mello, da Unifesp, em São Paulo, uma vida de muitas cobranças e poucos momentos de prazer pode prejudicar sua saúde, desencadeando desde hipertensão até depressão.

Saiba o que o estresse pode trazer de ruim e, aos poucos, com muita persistência, transforme o seu dia a dia para amenizar essa sensação e... ser feliz!
Quando o estresse é normal?

Estresse é o nome dado a uma resposta que o corpo dá a algum tipo de ameaça. "Ao levarmos um susto, o coração bate mais rápido, o raciocínio fica alerta e os músculos, prontos para reagir", explica a psiquiatra Andréa Feijó de Mello.

Quer um exemplo? Imagine-se no ponto de ônibus quando percebe uma moto vindo na sua direção, em alta velocidade. De repente, você salta para se esconder atrás de um poste e, graças a isso, consegue se salvar. Sua ação só é possível porque hormônios e neurotransmissores (substâncias sintetizadas no cérebro) são instantaneamente liberados e atuam nos órgãos. Até aí, o estresse é normal e desejável, porque sem ele não teríamos chances de escapar de inúmeras situações de perigo.
Cinco Soluções naturais para combater esse mal:
Reencontre o equilíbrio com algumas práticas relaxante e reduza a sua carga de estresse
1. Mexa-se!
Que tal fazer aulas de ioga, hidroginástica ou sessões semanais de massagem? Atualmente, há muita oferta de todos esses serviços, o que derruba os preços. Essas atividades são indicadas pelos médicos para aliviar a tensão.

2. Reze ou medite
Não importa a religião! Ao rezar ou orar, você aquieta a mente e obtém paz interior. A meditação funciona da mesma maneira, "desligando" a mente por alguns instantes. O modo mais simples é sentar-se no chão, com as pernas cruzadas como um índio, fechar os olhos e prestar atenção à sua respiração, tentando afastar todos os pensamentos. Meditar por dez minutos, todos os dias, traz mais qualidade à sua vida.

3. Cultive amigos
Conviver e se distrair com outras pessoas é uma ótima estratégia de defesa. Visite a família e os amigos queridos, vá à igreja ou participe de um grupo voltado a alguma atividade de que você goste. Vale tudo para melhorar a sua qualidade de vida.

4. Desfrute mais de seu banho
Se a sua rotina é corrida, reserve pelo menos o momento do banho para se dar alguns minutos de paz. Deixe o banheiro com uma luz fraca, coloque uma música calma para tocar e escolha produtos de higiene com fragrâncias relaxantes, com ingredientes e aromas que tenhampropriedades tranquilizantes, como a camomila.

5. Feira que acalma
Abuse de alimentos conhecidos por serem calmantes naturais, como alface, brócolis, espinafre, acerola, maçã, banana, laranja, maracujá, mamão e os chás de erva-doce, erva-cidreira e camomila. E sempre evite comidas muito condimentadas, café e bebidas alcoólicas.

Foto: Dreamstime
Vi no MdeMulher
Conteúdo do site [ANNAMARIA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário