terça-feira, 31 de agosto de 2010

Enfim! Alguém Sensato nos EUA.........

No esperado discurso que marca oficialmente o fim da missão de combate das forças americanas no Iraque, o presidente americano, Barack Obama, disse na noite desta terça-feira que é hora de virar a página da história da guerra de mais de sete anos e olhar para frente. 


"Nós persistimos por causa de uma crença que dividimos com o povo iraquiano – uma crença de que, além das cinzas da guerra, um novo começo poderia nascer neste berço de civilização. Por este capítulo memorável na história dos Estados Unidos e do Iraque, nos reunimos nossa responsabilidade. Agora é hora de virar a página"
Obama ressaltou ainda que acabar com o confronto - iniciado por seu antecessor George W. Bush, quando incluiu o Iraque no "Eixo do mal" -  não era de interesse apenas dos iraquianos mais também dos próprios americanos. 


"Os Estados Unidos pagaram um preço alto para colocar o futuro do Iraque nas mãos de seu povo. Nós enviamos nossos homens e mulheres jovens para fazer sacrifícios enormes no Iraque, e gastamos vastos recursos externamente, em uma época de orçamento apertado dentro de casa". Na guerra, os EUA gastaram quase US$ 1 trilhão, além de mais de 4,4 mil soldados americanos e ao menos 100 mil civis terem morrido desde 2003.
O presidente americano citou em seu discurso, de pouco mais de 20 minutos, recentes operações que sinalizavam o fim das operações de combate no Iraque e lembrou que dar fim à guerra era uma de suas principais promessas de campanha, antes de ter sido eleito no fim de 2008. 


"Esta noite, anuncio que a missão de combate americana no Iraque acabou. A Operação Liberdade Iraquiana está terminada, e os iraquianos agora têm responsabilidade por sua segurança e pela segurança de seu país. Essa foi minha promessa ao povo americano como candidato a este posto”, enfatizou. 


"Anunciei um plano que levaria nossas brigadas de combate para fora do Iraque, enquanto duplicaríamos nossos esforços para dar solidez às Forças de Segurança do Iraque e apoio a seu governo e povo. É isso o que fizemos. Removemos cerca de 100 mil soldados do Iraque. Fechamos e transferimos centenas de bases para os iraquianos. E retiramos milhões de armamentos do Iraque", lembrou.
No pronunciamento feito no Salão Oval da Casa Branca, o presidente americano também disse que os Estados Unidos estão aptos a aplicar mais recursos no Afeganistão devido à mudança no Iraque, e que o ritmo da retirada norte-americana naquele país dependerá das condições em terra, mas começará na data prevista, em julho de 2011.
Contexto doméstico
Ao contextualizar o fim das operações no Iraque, Obama falou sobre a tarefa de colocar a economia americana nos eixos novamente e acabar com o desemprego. 


"Hoje nossa tarefa mais urgente é restabelecer nossa economia e colocar os milhões de americanos que perderam seus empregos de volta ao trabalho. Para fortalecer nossa classe media, temos de dar a todas as crianças a educação que merecem, e a todos os trabalhadores as habilidades que necessitam para competir em uma economia global (...) Isso será difícil. Mas nos dias que estão por vir, deve ser nossa missão central enquanto povo, e minha responsabilidade central enquanto presidente”.


*Com Reuter

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post, e digo: que é por isso mesmo que o Presidente Obama foi o Ganhador do Prêmio Nobel da Paz!

    ResponderExcluir